CIRURGIA DE MIOMAS

O #Mioma (ou leiomioma) é um dos tumores mais comuns da pelve da mulher. Ele se origina no músculo do útero e na maioria das vezes não traz nenhum sintoma.

Em algumas mulheres os miomas podem provocar sangramentos excessivos, cólicas, dificuldade para engravidar e compressão de outros órgãos da pelve.

A cirurgia para retirada dos #Miomas está indicada quando os sintomas são muito intensos mesmo com tratamentos clínicos hormonais.

Habitualmente realizamos a retirada de miomas por via laparoscópica (Cirurgia por vídeo) ou por Robótica. Para isso são realizadas pequenas incisões (entre 0,5 e 1,5 cm) geralmente dentro do umbigo e parte inferior do abdômen (linha da calcinha). Com o auxílio de uma microcâmera de altíssima definição, é possível mapear e remover os #Miomas com a preservação do útero.

O procedimento é feito sob anestesia geral e a recuperação varia entre 10 e 20 dias.

Após a cirurgia é possível pensar em uma gestação e em um parto. No entanto, é classicamente recomendado que a gestação só ocorra após 6 meses da cirurgia. E, dependendo do tamanho e da localização da incisão cirúrgica no útero, existem autores que recomendam apenas o parto por cesariana por suspeitarem de um aumento do risco de ruptura do útero na região operada.

VOLTAR

Política de Privacidade
© 2024 Todos os direitos reservados. Dr. José Vitor Zanardi. Desenvolvido por Opção Comunicação
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR