CIRURGIA DE ENDOMETRIOSE

A #Endometriose é uma doença crônica, inflamatória e provavelmente progressiva. Existem diversos tipos de tratamentos a depender da extensão da doença e dos riscos associados, dos sintomas, do desejo reprodutivo e da idade da mulher.

O tratamento cirúrgico é uma alternativa para quem tem dor que não melhora com os tratamentos clínicos convencionais, ou quando há riscos associados à progressão da doença (como obstrução do ureter ou do intestino), ou quando há dúvidas sobre doenças mais graves (como câncer) nos exames de imagem.

A cirurgia pode ser feita por #Laparoscopia ou #Robótica, e, por meio de pequenas incisões cirúrgicas (entre 0,5 e 1,5 cm) é possível observar com uma microcâmera Full HD o interior do abdômen e da pelve, buscamos a remoção (excisão) de todas as lesões de endometriose visíveis, com o máximo de preservação da função reprodutiva e dos outros órgãos.

O procedimento é feito sob anestesia geral e a recuperação varia entre 10 e 20 dias.

A gestação pode ser tentada no mês seguinte à cirurgia, tão logo sejam liberadas as relações sexuais. A literatura médica ainda é inconclusiva em determinar que a cirurgia tenha um potencial em aumentar as chances de gestação, embora alguns trabalhos científicos a afirmem.

A realização do procedimento cirúrgico para o tratamento de #Endometriose com uma equipe especialista e experiente é fundamental para uma melhor recuperação e menores riscos de retorno da doença.

VOLTAR

Política de Privacidade
© 2024 Todos os direitos reservados. Dr. José Vitor Zanardi. Desenvolvido por Opção Comunicação
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR